terça-feira, 8 de março de 2016

Como descobri a Doença Celíaca

Para iniciar,achei que a minha primeira postagem deveria ser sobre como descobri que tinha a Doença Celíaca e as primeiras coisas que senti e passaram pela minha cabeça. Afinal é muito chocante quando você recebe o diagnóstico (lembro até hoje),mesmo sabendo que não é o fim do mundo... e não vou morrer por isso.
Bem eu fui diagnosticada a 10 anos atrás e naquela época,não havia tantos produtos sem glúten no mercado.No começo procurei um gastro porque começei a ter sintomas de queimação,diarreia de muitos dias e muitas dores abdominais.Na primeira consulta,o médico solicitou uma endoscopia com a biopsia do intestino e foi daí em diante que começamos a investigar se a intolerância era ao glúten e/ou a lactose. Confesso que naqueles primeiros dias fui orientada pelo médico a não ingerir nem um nem outro,mas a lactose foi dificil,ficar sem e percebi que a lactose não me fazia mal,como até hoje não faz. Mais alguns exames e tivemos o veredicto,era intolerância ao glúten.
O mais difícil no inicio foi o pão,pão sem glúten,só tinha congelado e com gosto de isopor!Sem falar na quantidade de tentativas de receitas frustradas e ingredientes gastos para ter um pão gostoso com aparência horrível ou jogar fora a receita toda. Aí eu achei o site da Acelpar foi lá que encontrei  as primeiras informações relevantes e vi que sim podia levar a dieta sem gluten,numa boa.
Os hábitos mudam ,você recusa a pizza na casa do amigo ou deixa de tomar um chopp com os amigos,até pensar que sim existem diversas possibilidades e você não precisa deixar de socializar.Eu comecei a levar meus lanches na casa dos outros,levar macarrão de arroz,pão e tudo o mais que eu posso comer. Ao invés do chopp,substitui pelo vinho,vodca,espumante,sucos naturais,água e cachaça.
Quando viajo dentro do país,levo meu pão feito em casa para tudo quanto é lado e não tenho vergonha nenhuma,de estar no hotel e descer com meu potinho de pão.Isso é saber que você tem uma restrição alimentar e fazer o que tem vontade,respeitando seus limites.
Espero que tenha gostado deste post e que eu possa ter ajudado. 
Em breve,estarei alimentando o blog com mais informações.