quinta-feira, 10 de março de 2016

Humm!Receita ótima de Esfiha Aberta

ESFIHA ABERTA sem glúten, lactose e soja 
(Receita de Juliana Cardoso Benati)

Num recipiente misture:

1 e ½ xícara (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 sache de fermento biológico para pão
2 colheres de café de goma xantana

Deixe descansando.

Enquanto isso leve ao fogo:
300ml de água
6 colheres de sopa de polvilho doce
Vá mexendo sempre até formar uma goma transparente, desligue o fogo e reserve.

Faça um buraco no meio daquela mistura que estava descansando e coloque:
1 colher de sopa de sal
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de margarina

Misture bem, coloque parte da goma (não uso tudo) reservada ainda quente e vá amassando com as mãos. É preciso colocar mais ou menos 1 xícara de farinha de arroz até obter uma massa lisa (parecida com a de trigo) macia e sem grudar nas mãos. Modele as esfirras a seu gosto. Deixe crescer até dobrar de volume ou até que fiquem leve quando pegar a assadeira (cada um tem seu jeito de descobrir quando o pão cresceu) .

Como modelar: Após descansar, divida a massa em 2 partes iguais e faça um rolo grosso com cada uma delas. Tome como medida três dedos e corte toda a massa em pedaços iguais A seguir, faça bolinhas usando o fubá para polvilhar e dar formato a massa Utilizando os dedos, achate cada bola fazendo laterais altas (como um ninho) Acomode os discos na forma polvilhada com fubá e deixe descansar por 15 minutos Coloque uma pequena porção de recheio sobre cada disquinho de esfiha. Espalhe o recheio por igual e asse em forno pré-aquecido a 180º .

Sirva quente ou fria

Recheio: o recheio foi a carne moída que sobrou do almoço, 1 tomate picadinho (só tirei as sementes), azeitona picadinha e 1 colher de sopa de Tahine (pasta de gergelim). Misture tudo, fora do fogo mesmo e recheie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário